quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Realidade Imersiva ou não Imersiva?

Do ponto de vista da visualização, a realidade virtual imersiva é baseada no uso de capacete ou de salas de projecção nas paredes, enquanto a realidade virtual não imersiva se baseia no uso de monitores.


Realidade Virtual Imersiva
Realidade Virtual Não Imersiva

Era uma vez a Realidade Virtual...

O conceito de realidade virtual existiu durante décadas mas apenas chegou ao conhecimento do público no início dos anos 90.
Em meados da década de 50, um cineasta chamado Morton Heilig achou que a experiência no cinema estimularia todos os sentidos de seu público, levando-o para dentro das histórias de maneira eficaz.  
Em 1960, construiu um console de utilizador simples, chamado Sensorama, que incluía um display estereoscópico, ventiladores, aromas, altifalantes stéreos e uma cadeira móvel.  
Morton Heilig também inventou um display de televisão montado no topo, para que o utilizador pudesse assistir à televisão em 3-D.  
Os utilizadors eram públicos passivos para os filmes, mas muitos conceitos de Heilig encontrariam o seu caminho no campo da Realidade Virtual.

Aqui fica um pequeno video acerca da realidade virtual...


Realidade Virtual: O que é?

O que é a Realidade Virtual?


É uma tecnologia de interface avançada entre um utilizador e um sistema computacional.
O objectivo dessa tecnologia é recriar, ao máximo, a sensação de realidade para um indivíduo, levando-o a adoptar essa interacção como uma de suas realidades temporais.
Para isso, essa interacção é realizada em tempo real, com o uso de técnicas e de equipamentos computacionais que ajudam na ampliação do sentimento de presença do usuário.



Em suma, a realidade virtual é uma realidade ficcional, contudo, através de relações intelectuais, compreende-mo-la como sendo muito próxima do universo real que conhecemos.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

O programa mais difícil de utilizar que conheço...

Sem dúvida alguma, é o Lazarus... 


É um programa extremamente útil, sem dúvida, mas algo difícil de utilizar... Para alguém que não conheça a sua estrutura, é difícil funcionar com todas as utilidades disponíveis; e por vezes, é difícil encontrar todas as utilidades que o programa oferece.  

O programa mais fácil de utilizar que conheço...

Após dar uma vista de olhos por alguns dos programas do Windows, cheguei à conclusão que o programa mais fácil de utilizar é a calculadora... 
Muitos podem dizer que é o Word, ou o Power Point porque trabalham com estes programas diariamente, mas isso não significa que sejam fáceis de utilizar. Têm demasiadas opções de menus e muitas delas nem são conhecidas pelo utilizador... 



A calculadora é um programa simples com um design clássico, onde todas as utilidades estão visíveis e são fáceis de utilizar.

Primeiro GUI e os mais importantes...

O primeiro interface gráfica do utilizador era o Xerox 8010 Star Information System, modelo apresentado em 1981.





Os GUIs mais importantes da história foram o Windows1.x, o Macintosh, o Windows 95 e o primeiro interface táctil da Iphone.


O Windows1.x foi lançado a 20 de Novembro de 1985. 
Naquela altura, o MS-DOS só conseguia suportar 1 MB de aplicações. Era uma primeira tentativa de criar um sistema multi tarefa. Nessa época, instalado em computadores XTs que tinham apenas 512 kB de memória, ocupava praticamente toda a memória disponível. Inicialmente, foi lançado em 4 disquetes de 360 kB cada um. Continha o jogo Reversi, um calendário, bloco de notas, calculadora, relógio, um prompt de comando, o Write, o Painel de Controle, o Paint e programas de comunicação. 






A partir de 1979, iniciado por Steve Jobs e liderado por Jef Raskin, as equipas de desenvolvimento do Lisa e do Macintosh na Apple Computer continuaram a desenvolver as idéias da Xerox. 
O Macintosh foi então lançado em 1984, e representou o primeiro produto de sucesso a usar uma interface gráfica. Utilizava uma metáfora em que os arquivos pareciam folhas de papel, e os directórios pareciam pastas de arquivo. Havia também um conjunto de utensílios, como a calculadora, o bloco de notas, o despertador e a reciclagem de arquivos.





O Windows 95 inovou, criando o primeiro menu iniciar e com uma versão melhorada do MS-DOS e uma interface gráfica remodelada.
Entre outras coisas, efectivava o sistema de arquivos FAT-16 (ou VFAT). 
Os ficheiros (arquivos) puderam, a partir de então, ter 256 caracteres e não apenas 8, como sucedia nas versões anteriores. 




Por fim, existe o interface táctil do Iphone, que é o grande ponto forte do iPhone graças ao seu amplo ecrã e à sua função multi-touch.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Evolução das GUIs

HISTÓRIA:

O precursor das interfaces gráficas do utilizador foi inventado por investigadores do Instituto de Pesquisa de Stanford, liderados por Douglas Engelbart.
Durante a década de 1960,  desenvolveram o uso de hiperligações de texto manipuladas com um rato. 
Ivan Sutherland desenvolveu um sistema baseado em ponteiros, chamado Sketchpad, em 1963, que usava uma caneta de luz para guiar a criação e manipulação de objectos em desenhos de engenharia. 
Durante a década de 1970, o conceito de hiperligações foi, posteriormente refinado e estendido por investigadores da Xerox PARC que foram além da interface de texto, utilizando uma interface gráfica como a principal interface do computador Xerox Alto, que influenciou a maioria das interfaces gráficas modernas desde então
A Interface do Utilizador da PARC consiste de widgets gráficos com janelas, menus, caixas de opção, caixas de seleção e ícones.

Interface Gráfica do Utilizador (GUI)





O que será a Interface Gráfica do Utilizador?

Em informática, interface gráfica do utilizador é um tipo de interface do utilizador que permite a interação com dispositivos digitais através de elementos gráficos, como ícones e outros indicadores visuais, em contraste a interface de linha de comando.

Foi criada pela Xerox apenas se tornou um produto com a Apple.

A interação é feita, geralmente através de um rato ou um teclado, com os quais o utilizador é capaz de selecionar símbolos e manipulá-los de forma a obter algum resultado prático.

Relatório de teste de usabilidade II

Veículos de combate a incêndios - http://www.wateronwheels.com/


·         Viola a regra H2-3: Utilizador controla e exerce livre arbítrio
o   O menu tem bastantes opções mas nenhuma funciona. Ou seja, se o utilizador clicar numa das opções, este não será encaminhado para a respetiva página.
o   Severidade: 2
·          Viola a regra H2-8: Design estético e minimalista
o   A cor de fundo do site é de um amarelo bastante forte o que não é nada agradável à vista.
o   Severidade: 1
·         Viola a regra H2-7: Flexibilidade e eficiência de uso
o   O menu tem demasiadas opções e subopções o que torna bastante difícil de utilizar e encontrar aquilo que se procura.
o   Severidade:2

Relatório de teste de usabilidade

Através das aulas de Aplicações Informáticas foram feitos 2 testes de usabilidade a dois sites de empresas diferentes. Aqui ficam os sites e o respectivo teste...


Artigos para Noivas - http://yvettesbridalformal.com/


·         Viola a regra H2-7: Flexibilidade e eficiência de uso
o   O site tem demasiadas opções espalhadas ao longo do espaço. Torna-se muito confuso e difícil de encontrar o que se procura.
o   Severidade: 2
·         Viola a regra H2-8: Design estético e minimalista
o   O site tem demasiadas opções espalhadas e o fundo não é nada agradável aos olhos assim como também ajuda à confusão espalhada por todo o site.
Existe também uma enorme variedade de cores de fundo desde o azul, ao preto, ao cor-de-rosa… e também as cores das letras variar entre palavras o que não torna nada fácil a leitura e a busca da opção pretendida.
o   Severidade: 2

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Linguagem Assembly




O Assembly foi uma das primeiras linguagens de programação da história, surgida na década de 50, época em que os computadores ainda usavam válvulas. 


A idéia do Assembly é usar um comando em substituição a cada instrução de máquina. 
No Assembly, cada uma das instruções equivale a uma instrução do processador. Ao invés de usar instruções como 10101011, podem ser utilizadas outras bastante mais simples, como add, div, mul, and, or, not, etc.


Um exemplo de um programa que some 2 números através do Assembly é:


TITLE Numero
.MODEL SMALL 
.STACK 100H 
.DATA 
MSG1 DB 'Digite:','$' 
MSG2 DB ' Digite:','$' 
MSG3 DB ' A soma e:','$' 
NUMERO1 Dw ?
Dw ?




NUMERO2 Dw ?
Dw ?


.CODE 
MOV AX,@DATA 
MOV DS,AX 
;numero 1 
LEA DX,MSG1 
MOV AH,9 
INT 21H 
XOR BX,BX 
XOR SI,SI 
MOV CX,1
M1: MOV AH,1 
INT 21H 
MOV NUMERO1,Ax 
MOV AH,2 
MOV DL,'' 
INT 21H 
ADD SI,2 
DEC CX 
JNZ M1 




MOV CX,1
ADD BX,1 
MOV AX,1
CMP BX,AX 




;numero 2 
LEA DX,MSG2 
MOV AH,9 
INT 21H 
XOR BX,BX 
XOR SI,SI 
MOV CX,1 
M2: MOV AH,1 
INT 21H 
MOV NUMERO2,Ax 
MOV AH,2 
MOV DL,'' 
INT 21H 
ADD SI,2 
DEC CX 
JNZ M2 




MOV CX,1
ADD BX,1
MOV AX,1
CMP BX,AX 


;somando 
LEA DX,MSG3 
MOV AH,9 
INT 21H 
XOR BX,BX 
XOR SI,SI 
MOV CX,1
SOMA: XOR DX,DX 
XOR AX,AX 
MOV DX,NUMERO1 
MOV AX,NUMERO2 
ADD AX,DX 
SUB AX,30H 
MOV DX,AX 
MOV AH,2 
INT 21H 
MOV DL,'' 
INT 21H 
ADD SI,2 
DEC CX 
JNZ SOMA 




MOV CX,1
ADD BX,1
MOV AX,1
CMP BX,AX 


MOV AH,4CH 
INT 21H 
end

Linguagem Java



Ao contrário das linguagens convencionais, que são compiladas para código nativo, a linguagem Java é compilada para um bytecode que é executado por uma máquina virtual.


É empregada em todos os principais segmentos da indústria, estando presente numa ampla gama de dispositivos, computadores e redes.


A sua volubilidade, eficácia, portabilidade de plataforma e segurança fazem dela a tecnologia ideal para a computorização da rede.


Esta linguagem surgiu na década de 90, mais precisamente, no ano de 1995 graças a uma equipa de programadores dirigida por James Gosling, na empresa Sun Microsystems.


Um exemplo de um programa que some 2 números a partir desta linguagem é:




Linguagem C++



Um programa C++ é constituído por várias funções, das quais uma tem que se chamar, obrigatoriamente main e a inclusão de ficheiros header.

A função main, como qualquer outra, é definida por um cabeçalho e por um corpo e a inclusão de ficheiros header é definida por protótipos de funções, macros, instruções e declarações de tipos.

O C++ foi inicialmente desenvolvido por Bjarne Stroustrup dos Bell Labs, durante a década de 1980, tendo oficialmente surgido em 1985.

Um exemplo de um  programa que some dois números é:





sábado, 17 de setembro de 2011

Processamento de Linguagem Natural


O Processamento de Linguagem Natural é o conjunto de métodos formais para analisar textos e gerar frases escritas num idioma humano. Normalmente, os computadores estão aptos a compreender instruções escritas em linguagens de computação mas possuem muita dificuldade em entender comandos escritos na linguagem humana.
Isso deve-se ao facto das linguagens de computação serem extremamente precisas, contendo regras fixas e estruturas lógicas bem definidas que permitem o computador saber exactamente como deve proceder a cada comando.
Num idioma humano, uma simples frase, normalmente contém ambiguidades, nuances e interpretações que dependem do contexto, do conhecimento do mundo, de regras gramaticais, culturais e de conceitos abstractos.

O objetivo final do Processamento de Linguagem Natural é fornecer aos computadores a capacidade de entender e compor textos. E "entender" um texto significa reconhecer o contexto, fazer análise sintática, semântica, léxica e morfológica, criar resumos, extrair informação, interpretar os sentidos e até aprender conceitos com os textos processados.

Actualmente, estas capacidades são bastante limitadas no computador, mas muitos resultados práticos já são possíveis e utilizados por diversos tipos de programas, como é o caso do site http://www.cleverbot.com/.
 
No video que se segue podemos assistir a uma conversa entre dois Cleverbot e conseguimos perceber o porquê de se afirmar que esta técnologia não ser perfeita em determinados casos.
 


 

Reconhecimento de Voz

"O sábio fala porque tem alguma coisa a dizer; o tolo porque tem que dizer alguma coisa." - Platão

"A palavra é o meu domínio sobre o mundo." - Clarice Lispector


Sobre a palavra, a fala há muito que se lhe diga mas a nossa voz é algo único, pessoal e inconfundivel...
É porque isto que as empresas, em concreto a Dígitro, aposta numa avançada técnologia, o Reconhecimento de Fala.
Concebido para ter ilimitadas aplicações em portais de voz, call centers e variados serviços de atendimento automático, mostrande uma imagem inovadora, de acessibilidade e segurança.
  
A tecnologia de Reconhecimento de Fala Dígitro permite a total interação do usuário com o sistema através de comandos de voz, eliminando a navegação via teclado do telefone para ter acesso a informações. A principal vantagem está em tornar mais fácil a interação do usuário com o equipamento.

Reconhecimento de Gestos: Os principais usos





Reconhecimento de gestos é uma aplicação da área de Visão Computacional no qual um conjunto de técnicas de processamento de imagens e análise de séries temporais é utilizado para fazer com que o computador "entenda"um gesto capturado por algum dispositivo.



Reconhecimento de gestos possui aplicações diversas como desenvolvimento de auxílio para deficientes auditivos, interacção entre crianças e o computador, reconhecimento de linguagem de sinais, navegação e manipulação em ambientes virtuais ou comunicação através de vídeo conferência.


Para aprofundar um pouco mais este tópico ficam registadas estas informações:



Gestos podem ser estáticos, dinâmicos ou ambos, como por exemplo a linguagem de sinais.
O reconhecimento automático de gestos naturais contínuos requer uma segmentação temporal, pois muitas vezes é preciso saber o início e o final de um gesto em termos do movimento.



Existem basicamente duas técnicas de reconhecimento e gestos baseadas em:

  • Dispositivos rastreadores como: luvas, roupas, cabos etc. - Não apresentam problemas com oclusão.
  • Técnicas baseadas em visão: utilizam somente a câmara em geral. - Conseguem lidar com propriedades como textura e cor enquanto analisam um gesto.

    A Utilidade da Biometria em Informática



    Hoje em dia, aquilo com que muita gente se preocupa é a segurança nos seus objectos pessoais, principalmente, com aqueles onde guardam tudo o que lhes é importante. 
    Para quem procura essa qualidade na informática, já existem vários sistemas de identificação do utilizador e um deles é a biometria que, apesar de não ser perfeita, é uma das soluções mais promissoras e eficazes. 


    A Biometria consiste, portanto, num sistema de identificação do utilizador através de características comportamentais ou físicas, entre elas: a impressão digital, a voz, a íris e a face. 


    Este reconhecimento é feito através da comparação entre as características mencionadas e as mesmas características anteriormente registadas pelo individuo, visto serem características unias.


    A Biometria mostra-se útil para a Informática na medida em que melhora as facilidades de acesso e a segurança do sistema operativo e do utilizador.

    sexta-feira, 16 de setembro de 2011

    "Uma palavra escrita é semelhante a uma pérola"

    "A palavra que é escrita Talvez seja a que mais fala Traduz o que o peito grita Sempre que a boca se cala"

    "(...)E até nos momentos em que digo que não quero
    E o que sinto por ti são coisas confusas
    E até parece que estou a mentir,
    As palavras custam a sair,
    Não digo o que estou a sentir,
    Digo o contrário do que estou a sentir."
                    Clã, Problemas de Expressão

    Um dos problemas interiores com o qual as pessoas se detêm é não saberem o que dizer nem em que altura o devem fazer. Porque não escreve-lo?

    É verdade, a vida não pode ser como a escrita, quando há um erro apagamos e fazemos de novo mas porque não inventar uma nova vida? Um novo romance, um policial... Porque não pegar no papel e numa caneta e inventar  uma vida paralela que pode ser vivida por qualquer um. Um pobre ser rico, um economista ser comediante, um professor ser pintor... Tal como diz Mafalda de Albuquerque “Na escrita tudo é possível… só com ela consigo ser quem quero”

    The city that never sleeps

    "If I can make it there
    I'll make it anywhere
    It's up to you
    New York, New York

    New York, New York
    I want to wake up
    In a city that never sleeps
    And find I'm a number one, top of the list
    King of the hill, a number one"
                                     Frank Sinatra, New York New York



    "Grew up in a town
    That is famous as a place
    Of movie scenes
    Noise is always loud
    There are sirens all around
    And the streets are mean
    (...)
    New York
    Concrete jungle where dreams are made of
    There's nothing you can't do
    Now you're in New York"
                                 Alicia Keys, Empire State of Mind
    New York, Nova Iorque, Nova York... Seja qual for a língua falada esta cidade será sempre aquela onde nunca se dorme, sobre a qual todos sonham, que parece irreal...

    "O barulho que pensa"...

    " ... A música cria para nós um passado que ignorávamos e desperta em nós tristezas que tinham sido dissimuladas às nossas lágrimas ...."














    A música é a minha maior paixão! Ensina-nos coisas que ainda não aprendemos. Quando nos sentimos tristes, que o mundo vai desabar, ao ouvir-mos uma música isso pode não parecer tão exasperante. 



    "Sometimes that mountain you've been climbing

    Is just a grain of sand
    What you've been out there searching for forever,
    Is in your hands
    When you figure out love is all that matters, after all
    It sure makes everything else 
    Seem so small"
               Carrie Underwood, So Small, Carnival Ride


    Quando pensamos: "como posso eu ajudar alguém?" e se ouvirmos alguém a chamar-nos à razão podemos pensar que existe um milhão de maneiras de ajudar o outro, basta estarmos atentos...

    "Whacha gonna do with the 36 cents
    Sticky with Coke on the floorboard
    When a woman on the street is huddled in the cold
    On a sidewalk bench trying to keep warm
    Do you call her over
    Hand her the change
    Ask her her story
    Ask her her name
    Or do you tell yourself"
                          Carrie Underwood, Change, Play On


    Na minha opinião, a música é algo que nos pode fazer crescer, basta estar atento!
    Um dia, quero poder partilhar esta minha paixão e ajudar outras pessoas a crescer também. 



    "I wanna do something that matters
    say something different
    something that sets the whole world on it's ear
    i wanna do something better, with the time i've been given
    and i wanna try to touch a few hearts in this life
    and leave nothin less that something that says i was here."
                             Lady Antebellum, I Was Here, Need You Now

    "And the Show Must Go On"


    O teatro é a poesia que sai do livro e se faz humana. 





    "Eyes, look your last!

    Arms, take your last embrace! and, lips, O you
    The doors of breath, seal with a righteous kiss
    A dateless bargain to engrossing death!"
                           William Shakespeare, Romeu e Julieta, 5.3


    "Tu, só tu, puro amor, com força crua,
    Que os corações humanos tanto obriga,
    Deste causa à molesta morte sua,
    Como se fora pérfida inimiga.
    Se dizem, fero Amor, que a sede tua
    Nem com lágrimas tristes se mitiga,
    É porque queres, áspero e tirano
    Tuas aras banhar em sangue humano."
                                                     Luís de Camões, Os Lusíadas, Inês de Castro 

    quarta-feira, 14 de setembro de 2011

    Início





























    "Uma imagem vale mais do que mil palavras". Acho que diz tudo e é o começo perfeito para explicar aquilo sobre o qual vou escrever. Teatro, Música, Nova Iorque e Escrita, pois é aquilo que, à distância ou não, influencia todos os dias a minha vida e a minha maneira de ser. Sonhadora...