O primeiro interface gráfica do utilizador era o Xerox 8010 Star Information System, modelo apresentado em 1981.
Os GUIs mais importantes da história foram o Windows1.x, o Macintosh, o Windows 95 e o primeiro interface táctil da Iphone.
O Windows1.x foi lançado a 20 de Novembro de 1985.
Naquela altura, o MS-DOS só conseguia suportar 1 MB de aplicações. Era uma primeira tentativa de criar um sistema multi tarefa. Nessa época, instalado em computadores XTs que tinham apenas 512 kB de memória, ocupava praticamente toda a memória disponível. Inicialmente, foi lançado em 4 disquetes de 360 kB cada um. Continha o jogo Reversi, um calendário, bloco de notas, calculadora, relógio, um prompt de comando, o Write, o Painel de Controle, o Paint e programas de comunicação.
A partir de 1979, iniciado por Steve Jobs e liderado por Jef Raskin, as equipas de desenvolvimento do Lisa e do Macintosh na Apple Computer continuaram a desenvolver as idéias da Xerox.
O Macintosh foi então lançado em 1984, e representou o primeiro produto de sucesso a usar uma interface gráfica. Utilizava uma metáfora em que os arquivos pareciam folhas de papel, e os directórios pareciam pastas de arquivo. Havia também um conjunto de utensílios, como a calculadora, o bloco de notas, o despertador e a reciclagem de arquivos.
O Windows 95 inovou, criando o primeiro menu iniciar e com uma versão melhorada do MS-DOS e uma interface gráfica remodelada.
Entre outras coisas, efectivava o sistema de arquivos FAT-16 (ou VFAT).
Os ficheiros (arquivos) puderam, a partir de então, ter 256 caracteres e não apenas 8, como sucedia nas versões anteriores.
Por fim, existe o interface táctil do Iphone, que é o grande ponto forte do iPhone graças ao seu amplo ecrã e à sua função multi-touch.





Sem comentários:
Enviar um comentário